
Um alegre reencontro
No grupo da foto de hoje, com pose na escada do restaurante e pizzaria Vila Real, estão ex-funcionários das lojas Mesbla, em Pelotas, que encerrou suas atividades em 1998. Foi o terceiro encontro em que muitas lembranças, alegrias, tristezas, casos e causos revolveram as memórias saudosas de bons tempos e, com o passar dos anos, cada um seguiu seus caminhos. Além da confraternização em si, a certeza de que os vínculos criados serão longos e com o compromisso de novos encontros, sempre com alegria e saudades.
DUREZA
Expedida ontem a Ordem de Serviço 005/2023 assinada pelo presidente da Câmara de Pelotas, vereador Cesar Brisolara (PSB). Por 60 dias, a contar de hoje, estão vedadas a entrada e permanência de assessores no plenário durante as sessões.
ANTES
Para relembrar. Vereador presidente busca normatizar uma série de atividades na Câmara. Uma delas, a circulação de assessores no plenário, local onde ficam os vereadores e que, por muitas vezes, chamam os assessores para pedidos e consultas.
GOTA
Motivo para a Ordem de Serviço. Na sessão de ontem, o vereador secretário, Paulo Cotinho (Cidadania) faz leitura da pauta e entra no plenário, uma assessora da vereadora Carla Cassais (PT). Fica em pé, entre Carla e a vereadora Míriam Marroni (PT) e inicia conversa.
AÇÃO
Cesinha não gostou e interrompeu o secretário. Pediu silêncio e afirmou ser necessário chamar a atenção todas as vezes que tem assessor do PT no plenário. “O plenário não é lugar para acessar por assessor. A próxima vez esta presidência vai proibir”, arrematou.
REAÇÃO
Aí quem não gostou foi Míriam Marroni. Falou que o presidente usava tom ameaçador, exagerado e autoritário. Cesinha replicou: “Exagero? A senhora não para de falar.”
RE-REAÇÃO
Míriam rebateu: “É uma acusação pessoal, prove o que está dizendo. O senhor está pessoalizando e tornou um problema de plenário, não diga isso para mim.” Fernanda Miranda (PSOL) entrou na falação e afirmou que, então, não poderia ter assessor para ninguém. “Tem que valer para todo mundo”, apontou.
REFLEXO
Conclusão: os assessores que estavam em plenário deixaram o local e cerca de dez deles, ficaram em pé, lado a lado, na parede lateral na área destinada à assistência. Outros buscaram o conforto das cadeiras. E os trabalhos seguiram com intrigante silêncio.
REALIDADE
A ausência de empresas interessadas na prestação de serviços de anestesia no Hospital Escola/Ebserh/UFPel é o retrato atualizado de uma situação de penúria e desinteresse que o setor enfrenta.
REALIDADE II
O contrato oferecido por três meses não chamou a atenção de empresas. Haverá interesse de profissionais individuais? Ou os procedimentos que necessitem da anestesia continuarão não sendo realizados?
ROL
São 34 as emendas impositivas dos vereadores de Pelotas e que apresentam problemas técnicos em sua formulação. Pelo menos é o que diz o Ofício 059/2023, com data de 17 de março de 2023, da Prefeitura e que oferece prazo de 30 dias para as devidas correções.
REGRAS
Marcada para o dia 12 de abril, 19h, a audiência pública que debaterá o projeto de revisão da Lei Orgânica do Município de Pelotas. Aberta aos segmentos interessados. No plenário da Câmara, com a coordenação do vereador Paulo Coitinho.
ENTENDA

Da série Empresas Pelotenses que comemoram 50 Anos. Um dos tradicionais e conhecidos estabelecimentos de panificio de Pelotas chega aos 50 anos de funcionamento neste dia 29 de março. É a Padaria Avenida, localizada na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua Andrade Neves. Sob o comando do empresário português Ramiro Rodrigues (foto) e sua família, é nome de referência e credibilidade junto aos fiéis clientes que apreciam os mais variados quitutes e especialidades da casa. Pelotas agradece.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário